segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mandarim (Taeniopygia guttata)

O Mandarim Australiano
Taeniopygia guttata castanotis

Medida das anilhas: 2,5 mm (normais) e 2,7 mm a 3,0 mm (exposição)

Comprimento: 10 cm (forma selvagem), a forma domesticada tende em ser de maiores dimensões, especialmente os vulgarmente  chamados "Mandarins Gigantes" que não passam de aves de exposição que o porte tem vindo a ser trabalhado pelos criadores. Esta forma pode ter 12 cm e ser mais encorpada que os Mandarins Selvagens.

Distribuição: A subespécie australiana do Mandarim (Taeniopygia guttata castanotis) é a espécie da Familia Estrildidae mais comum da Austrália, sendo encontrada em cerca de 90% do país. Esta ave foi introduzida nos Estados Unidos e recentemente têm sido avistadas em Portugal.

Dimorfismo sexual: O Mandarim é das aves que apresenta diferenças morfológicas mais marcadas, sendo possível distinguir os sexos muito rapidamente. O macho possui listas negras no peito (sendo essa a razão pela qual é conhecido como Zebra Finch em Inglês), as bochechas são laranja/castanhas, os flancos são castanhos com manchas brancas, o bico é vermelho vivo e além disso canta. A fêmea não possui nenhuma destas características. Muitas mutações criadas em cativeiro não apresentam algumas das características que eu referi, sendo o método mais seguro para diferenciar o sexo a observação do bico, que é vermelho vivo nos machos (excepto a mutação de Bico Amarelo) e o canto.

Características sociais: Esta espécie tende em ser agressiva quando se encontra em grandes números, arrancando penas uns aos outros e causando ferimentos. É bastante territorial em relação ao seu ninho, podendo destruir posturas, matar crias e ocupar ninhos de outras aves. Tirando a época da reprodução pode ser alojada em viveiros com outras aves, em números moderados.

Alimentação: Mistura para exóticos, papa (uso frequente durante a criação, semanal durante o resto do ano), verduras (couve, nabiças, beldroegas, espinafres, grelos ... excepto alface), cenoura, maçã. Osso de choco é algo indispensável.

Criação: Os Mandarins são dos exóticos mais fáceis de criar. O alojamento é básico: uma gaiola/viveiro com mais de 40 centimetros de largura e 30 de largura é suficiente. Em relação aos ninhos eles não são esquesitos. Ninhos de canários, caixas para exóticos, os vulgarmente chamados de "chouriços" de corda ...

Artigo da minha autoria 

Macho Cinzento Peito Branco , macho Dorso Claro Peito Negro e macho Clássico.


Fêmea Cinzenta Peito Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário